Otimizar a presença do seu site nos motores de busca é um processo contínuo e dinâmico, no centro do qual está o sitemap. Um sitemap é essencialmente um mapa do seu site que auxilia o Google e outros motores de busca a entenderem melhor a estrutura do seu site, facilitando a indexação das suas páginas. Aqui está um guia passo a passo para enviar o seu sitemap para o Google usando o Google Search Console.
Crie ou localize o seu Sitemap
Antes de mais nada, é necessário ter um sitemap para submeter. O sitemap geralmente está em formato XML e inclui uma lista de todas as URLs do seu site que você quer que o Google conheça. Muitos sistemas de gestão de conteúdo (CMS) modernos geram automaticamente um sitemap para você, enquanto em outros casos, você pode precisar criar um manualmente ou usando uma ferramenta online.
O caminho padrão para esse arquivo é “/sitemap.xml”.
Acesse o Google Search Console
Para enviar o sitemap, você precisa acessar a ferramenta Google Search Console. Se você ainda não tem uma conta, pode criar uma gratuitamente. Se você já tem uma conta, basta fazer login e selecionar o site que você deseja gerenciar.
Verifique a Propriedade do Site
O próximo passo é verificar que você é o proprietário do site. O Google oferece várias maneiras de fazer isso – inserindo uma tag meta no código HTML do seu site, carregando um arquivo HTML no seu servidor, entre outros. Selecione a opção que melhor se adapta a você e siga as instruções fornecidas.
Caso ainda não saiba como fazer a verificação da propriedade do site, você pode ver isso no artigo: Como Verificar uma Propriedade do Site no Search Console.
Encontre a Seção Sitemaps
No painel do lado esquerdo do Google Search Console, você encontrará a seção “Sitemaps”. Clique nela para prosseguir para a próxima etapa.
Envie o seu Sitemap
Depois de acessar a seção “Sitemaps”, você encontrará um campo para inserir o “endereço do sitemap”. Digite a URL do seu sitemap aqui. Em geral, seria algo como “http://www.seusite.com.br/sitemap.xml“. Em seguida, clique no botão “Enviar” para enviar o seu sitemap.
Conclusão
Parabéns, você enviou com sucesso o seu sitemap para o Google! Agora, o Google pode rastrear e indexar as páginas do seu site mais eficientemente. Lembre-se de que este não é um processo único. Sempre que o conteúdo do seu site for atualizado ou novas páginas forem adicionadas, o sitemap deverá ser atualizado e reenviado para garantir que o Google tenha as informações mais recentes sobre o seu site. Portanto, manter o sitemap atualizado é uma prática fundamental na gestão eficiente do SEO do seu site.